nome

Morar e estudar na Coreia do Sul, conheça a Academia de Estudos Coreanos

Se você tem o sonho de morar e estudar na Coreia do Sul, mas não sabe por onde começar, eu vou te dar uma luz! Esse sonho não está tão longe assim. A Academia de Estudos Coreanos (The Academy of Korean Studies – AKS, 한국학중앙연구원) é um instituto educacional de pesquisa na área de cultura coreana, ciências humanas e sociais relacionados com a Coreia, fundado pelo governo coreano em 30 de junho de 1978.DSC03185

The-Academy-of-Korean-Studies_logo

Eu fui até lá para conhecer e fiquei realmente encantada com o lugar. Fica em Bundang-gu, Gyeonggi-do. Não, não é em Seul, gente. Mas fica do lado, bem pertinho. O instituto é imenso, rodeado por muita vegetação, com diversos prédios para promover atividades, dormitórios, área de lazer e uma arquitetura de encher os olhos. Muito lindo!

20150708_184550

A sua razão de ser é educar profissionais de nível superior para pesquisar, traduzir e divulgar a cultura do país. Além disso, está empenhado em atividades de cooperação e intercâmbio com instituições acadêmicas na Coreia e no exterior e realização de programas e projetos destinados a melhorar a compreensão da comunidade internacional acerca da cultura coreana.

DSC03168

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Coreia, em setembro de 2013 havia cerca de 240 estudantes, sendo 114 estrangeiros de 29 países diferentes (esse foi o dado mais recente que eu encontrei).

DSC03187

O instituto oferece programas para estrangeiros cursarem mestrado (2 anos) e doutorado (3 anos). Cada ano acadêmico tem 2 semestres. O primeiro é na primavera (de 01 de março à 31 de agosto) e outro no outono (de 01 de setembro até o final de fevereiro). Além do mestrado e do doutorado, o instituto também oferece um programa de pesquisador, com duração de apenas 6 meses. Vocês devem estar se perguntando: como vou pagar? Eu respondo: Não precisa pagar nada! Entretanto, para isso você precisa preencher os requisitos para ganhar uma bolsa de estudos de KRW750,000 wons por mês (no caso de pesquisador é de KRW900,000 wons).

20150708_185046

Os requisitos se resumem em três pilares: 1) Nacionalidade. Você e seus pais não podem ser coreanos. Se for, deve ter completado os estudos fora da Coreia. 2) Formação. Se for aplicar para o mestrado, deve apresentar seu diploma de graduação. Se for para o doutorado, apresentar o seu diploma do mestrado. 3) Proficiência em Língua Coreana. Eles exigem que façam o teste de proficiência chamado TOPIK. A pontuação depende do curso que você escolher, mas o nível mínimo é 4.

20150708_181823

Para saber mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse o site oficial através do link: aks-admission. Se tiverem interesse, criem o hábito de dar uma olhada no site, porque eles divulgam quando estão abertas as inscrições para a bolsa.DSC03155

Quem sabe você finalmente consegue realizar seu sonho de morar e estudar na Coreia do Sul? 🙂 Boa sorte!

21 comments

    • Marcella 10 setembro, 2015 at 10:43 Responder

      Se não me enganam, eles aceitam se você estiver cursando mestrado (no seu país) relacionado a cultura coreana e queira passar 6 meses estudando lá. Eles oferecem estudos de pós-graduação. 🙂

  1. Andre 18 setembro, 2015 at 05:55 Responder

    Olá, faço curso superior tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas. Acho que na Coréia um curso de tecnólogo é a mesma coisa que nada, correto? Creio que só estou perdendo tempo com esse curso. Meu maior objetivo de vida é morar na Coréia, mas pelo que andei pesquisando, sem um diploma de bacharelado é impossível.

    • Marcella 1 março, 2016 at 09:35 Responder

      A Academia de Estudos Coreanos é bem específica nessa área, mas outras (como direito) você pode encontrar em outras universidades 🙂 Mas mesmo fazendo direito pode tentar a Academia de Estudos Coreanos, mas não pra estudar Direito, entendeu? 🙂

  2. Bruno Grangeiro De Oliveira 24 abril, 2016 at 23:21 Responder

    Olá pretendo fazer graduação em economia gostaria de saber se vcs podem indicar alguma faculdade de Seul

  3. tsukiana 11 julho, 2016 at 00:11 Responder

    Marcella, eu curso arquitetura, queria saber se existe algum intercambio de 6 meses ou um anos pra alguma universidade. Na verdade eu e umas amigas andamos pesquisando e não encontramos nada (e nossa universidade não tem convenho com nenhuma da Coreia ): ). Ainda assim, é possível?

    • Marcella 14 julho, 2016 at 14:53 Responder

      Oii! Então, se sua universidade não tem convênio fica mais difícil, mas não impossível. Tenta entrar nos sites de cada universidade coreana com frequência pra ver se eles oferecem programas de um semestre para estrangeiros ou algo assim 🙂

  4. park gabby 17 julho, 2016 at 07:48 Responder

    Bom dia Marcella , tem uma coisa que eu não entendi, a faculdade The Academy of Korean Studies é particular ou pública

  5. Gleyce Garcia 28 setembro, 2016 at 14:26 Responder

    Olá, não entendi direito uma coisa. Para poder fazer mestrado nessa faculdade eu preciso ser formada em que curso? Tipo, eu sou formada em Tecnologia da informação. Tem mestrado para essa universidade ?

Deixe um comentário