dsc01455

Asowon – 아서원, comida coreana no Bom Retiro – São Paulo

Quem aqui é fã da culinária coreana?! Ou, nunca teve a oportunidade de experimentar, mas morre de vontade?! Com essa viagem à São Paulo conhecemos uma mini Coréia no Brasil que agora temos prazer em apresentar a vocês. 😉
Sem Título-1Se você quer saborear comidas coreanas em São Paulo o lugar que você está procurando é o bairro Bom Retiro, onde você encontra lojas com letreiros coreanos, restaurantes e até mercados com petiscos e ingredientes típicos da culinária coreana. Já havia completado um ano que eu tinha voltado da Coréia e, assim, um ano que eu não comia pratos coreanos. COMO EU ESTAVA COM SAUDADE!! Foi lá mesmo que passamos o nosso fim de semana, haha! Como minha mãe sabiamente disse: “essa tua viagem foi só para comer, né?”. E foi mesmo! A dica de restaurante é o ASOWON (아서원), que fica localizado na Rua Correia de Melo. Saindo da estação Tiradentes, você encontra o restaurante seguindo o caminho que fizemos neste mapa:

mapa asowon

A entrada do restaurante é bem discreta, com escrituras coreanas na porta de vidro. O local é muito agradável e com bom atendimento. Na hora do almoço eu consegui me sentir na Coréia novamente, pelo fato do restaurante estar lotado e eu e a Macella (e os garçons) sermos os únicos “estrangeiros”(no korean face) do local (a maioria dos coreanos é mestiça/brazuca, mas enfim). Foi um almoço farto e delicioso! Os pratos são bem satisfatórios, mas como a gula e a ânsia não eram poucas, pedimos tudo que podíamos e mais um pouco: 군만두(Mandu frito), 탕수육 (Tang Soo Yook), 짜장면 (Jja Jang Myun) e 우동(Udon).

DSC01458

군만두(Mandu frito)

 만두(Mandu) – [Guioza (餃子), em japonês] – varia tanto nos seus sabores – pode ter recheio de carne de porco, carne de boi, vegetais ou frutos do mar-, quanto na maneira de ser feito – frito ou cozido, também usado em sopas. O meu favorito é o frito (gorda). Esse do Asowon estava paticularmente DI-VI-NO, não sei se era só a saudade, mas o saboriei intensamente. Frito, bem sequinho, delícia!

DSC01455

탕수육 (Tang Soo Yook)

 탕수육 (Tang Soo Yook) – Carne de porco ou boi à milanesa com legumes e molho adocicado.

DSC01460

우동(Udon)

우동(Udon) tem origem japonesa (うどん) e é famoso entre os fãs das culturas asiáticas como “macarrão grosso”. É servido normalmente como sopa, o da Marcella era de frutos do mar.

DSC01461

짜장면 (Jja Jang Myun)

짜장면 (Jja Jang Myun) tem origem chinesa, mas a versão coreana é mais doce, rica e escura do que a versão chinesa. É conhecido pelo seu “molho preto”, que é originado de pasta de feijão de soja preto e caramelo, tendo na mistura porco ou marisco, cebola, abobrinha, batata e cenouras. Esse era com carne de porco, mas já comi com frutos do mar, ambos muito gostosos! Nhamy~

Aconselho aos fãs de cultura coreana que não se empolguem com o nome e não deixem de perguntar o que é ou o que compõe o prato, é uma culinária exótica ao paladar brasileiro se a pessoa não está acostumada. Você pode não gostar ou se confundir, como por exemplo a Marcella que sempre comeu Udon com carne vermelha, supôs que esse também era, pediu, mas quando chegou era com frutos do mar, não especificava no cardápio, e ela não gosta de mariscos. XD Como o público do restaurante é maioria coreana, pressupõe-se que eles saibam qual o prato estão pedindo (assim como nós com a culinária brasileira), acredito que, por isso, não seja especificado no cardápio o que vem em cada prato, pelo menos não em português. Na dúvida, pergunte! Volto a enfatizar que os pratos são bem satisfatórios, cada um serve duas pessoas, pois todos que pedimos ficaram pela metade, tornando-se nossa refeição do dia seguinte. E eu como muito, viu? Haha! (: 잘 먹었습니다!!

1 comment

Deixe um comentário