dsc041971

母またね! [Sakura e Matsuri]

DSC04197

As flores de cerejeira, as famigeradas sakura, são extremamente admiradas pelo povo japonês, pois elas caracterizam uma época de muitas mudanças e recomeços. Marcam a chegada da primavera depois do castigo que é o frio do inverno japonês [/quero nem imaginar quando chegar o inverno, já tô chorando atecipadamente TT_TT.] E tem referência disso em todo lugar, quem nunca assistiu um anime e viu as pétalas de sakura caindo assim, a coisa mais linda? Então, elas estão em todo canto e são uma verdadeira parte da cultura japonesa.

Além de aparecer nas produções de cultura pop animê, mangá, jogos, a sakura é também nome de gente, é o nome de uma cidade na província de Tochigi e até mesmo sabor de comida!! Sim, tem produtos e mais produtos “sabor: sakura”. Tudo isso é muito amor por essa flor, que acabou se tornando um dos símbolos do Japão. Inclusive, no próprio visto japonês tem sakuras e mais sakuras impressas.

Flag_of_Sakura_Tochigi

Bandeira da cidade de Sakura na província de Tochigi

1907569_3820152238502_1787614697_n

Sorvete Häagen-Dazs sabor Sakura

11161710_895188583855803_7450455449072324081_o

O visto japonês e as milhões de sakuras impressas nele.

 [/Não reparem na minha cara linda e cheia de efeitos instagram, preto e branco, misterioso pq sim. Informações omitidas por motivos de: sei lá o que podem fazer com elas.]

Por todo essa amor por essa flor que representa tanta coisa, a época das flores de Sakura é muito aproveitada aqui no Japão. Sério mesmo, até o último suspiro das coitadas. [antes de elas serem violentamente levadas pela mãe natureza, como comentei no primeiro post Sakura e Hanami] Ou seja, os japas fazem de tudo um pretexto de encontrar o povo e receber a primavera com muita festa, além dos hanami, tem comemoração de ingresso na faculdade, por que também é na primavera que começa o ano letivo e fiscal do país, e tem também Festivais de primavera!! UHUUUUUUUUU *O*

Um belo dia, decidimos ir ao Rio Meguro pq sim, porque falaram que era lindo e que a gente devia dar uma passada lá. Daí a gente foi, saiu um pouco atrasado, se perdeu um pouco no trem, [/pq enfim, trem aqui é uma putaria só já que é o principal transporte do país e é enorme, imenso, labiríntico (?), cheio de placas mandando você ir pra todos os lados em mil línguas diferentes.] Enfim, chegamos na estação certa (ouvi um amém?) e fomos em direção ao tal Rio, e quanto mais perto a gente chegava, ouvia cada vez melhor uma musiquinha vindo de algum lugar.

Num é que nesse belo domingo, dia 12 de abril, num tava rolando um 桜まつり (Festival de Sakura)!!

kaichou_wa_maid-sama__6_Eu, quando vi o Festival

Foi uma surpresa muito boa chegar lá e dar de cara com um festival, assim de repente! Aí a gente foi logo se misturar e procurar um canto pra se sentar e ver as apresentações. Não era um festival muito grande, na verdade, tinha um ar super íntimo, tinham várias famílias, crianças, o ambiente todo era muito acolhedor. Rolaram várias apresentações culturais, a primeira delas responsável pelo som que chamou nossa atenção pro festival, me lembrou muito uma cena de A Viagem de Chihiro, quando o Sem Face começa a dar “ouro” pra todo mundo, e um funcionário da casa de banho da Yubaba dança em sua homenagem. Depois da apresentação, o grupo chamou o público pra dançar junto e aí quem queria foi até lá e arriscou uns passos que eram ensinados na hora mesmo! HAHAHA E rolou também apresentação de grupos de Yosakoi Soran *-* [/sdds Yosai Soran.] Eu gravei uns trechos das apresentações pra vocês verem como tava lindimais!

*detalhe na criança minúscula fazendo os passos com os grandes HAHAHA*

DSC04161

DSC04176

DSC04200

DSC04189

DSC04194
E ainda teve uma situação tragi-cômica. Depois que terminou o festival a gente foi numa barraquinha comprar uns yakisoba pra encher o bucho, quando duas das senhoras que tavam dançando Soran aparecem pedindo yakisoba pro grupo todim, sem saber que a gente tava na frente. Quando elas se tocam, pedem desculpas e tudo mais, na maior educação. Daí, uma olha assim pra minha cara e solta assim pra outra: “ハンサムね。ソランに参加したくない?” (Belo rapaz, né? Quer entrar pro Soran não?). LOLOLOLOLOLOLOL Bem doida, a senhora! kkk Mas ainda bati uma foto c’a moça pra recordar o momento! heuheuheuheu

P1000072

Todas as árvores que compuseram o plano de fundo das apresentações do festival eram sakuras, mas infelizmente, na data que o festival foi marcado, já não tinham muitas na região. Isso por que não é totalmente previsível o período em que elas vão aparecer, e como eu falei, é muito rápido, coisa de uma semana tá acabando já, e as folhas verdes das árvores começam a aparecer como dá pra ver nas fotos de festival, e assim, os pés de sakura se misturam no meio das outras árvores até que chegue a próxima primavera.

O tempo que elas ficam varia com a temperatura do local, inclusive é um período diferente pra cada área do Japão. As regiões mais ao sul, por serem mais quentes, recebem as sakuras mais cedo, e quanto mais ao norte, na região de Hokkaido por exemplo, mais tarde elas aparecem. Pra aquelas bandas lá de cima ainda deve ter algumas sobreviventes mesmo agora com o mês de abril acabando. Nesse ano, funcionou da seguinte maneira:

sakura_front_600x450

Mapa da previsão das datas em que as sakuras apareceriam no Japão em 2015 (no mapa, a data está em estilo japonês: mês/dia)

 

E….. Pronto, a flor de sakura é linda mesmo, realmente traz vida pra paisagem urbana depois do inverno. Os japoneses todos têm mil fotos de sakura no celular mas ainda assim, você anda na rua e tá todo mundo parando esticando os braço pra bater mais outra e mais outra.

amo/souJapas, sobre sakura.

Mas tá bom já! heuehuheuheuheueh Acabou, acabou e pronto. Desapega! A partir do próximo post  vou mudar o foco e começar a falar de alguns pontos turísticos da Grande Tóquio que eu visitei já nesse começo. E como despedida, encerro com mais uma foto de SAKURA [/sim, e se reclamar coloco duas!

P1000130

バイバイさくら。また今度‼

2 comments

  1. Jaqueline 23 agosto, 2015 at 14:10 Responder

    Adorei seu post! vou continuar acompanhando o blog~ eu danço em um grupo de yosakoi e espero um dia assistir um festival no japão, é tudo tão lindo! 😀

    • Guill 24 agosto, 2015 at 00:15 Responder

      Oi Jaqueline, tudo bom?

      O yosakoi japonês é realmente muito lindo, eles levam bastante a sério toda a cultura deles e se esforçam bastante, então a energia que passam é maravilhosa!
      De onde é seu grupo de Yosakoi? Talvez um dia podíamos juntar nossos grupos e fazer uma mega apresentação, que tal?

Deixe um comentário